Equipe

Profa Dra Maria Elizete Kunkel

 

 

Coordenadora do Grupo de pesquisa de Biomecânica e Forense da Unifesp. Graduada em Física (UFC), Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), MSc em Bioengenharia (USP) e PhD em Biomecânica (Universität Ulm, Alemanha). Bolsista de produtividade do CNPq DT2. Docente e pesquisadora da Eng. Biomédica (Unifesp), Programas de Mestrado Profissional de Inovação Tecnológica da Unifesp e Mestrado acadêmico em Eng. Biomédica da UFABC. Participa do Centro de Arqueologia e Antropologia Forense (CAAF) da Unifesp.

Profa. Dra. Flávia Cristina Mariano

 

Vice-coordenadora do grupo de pesquisa de Biomecânica e Forense. Pesquisadora em Estatística. Graduada em Matemática (UFU), Mestrado e Doutorado em Estatística e Experimentação Agrícola (UFLA). Professora de Ciência e Tecnologia, Matemática e Programas de Mestrado Profissional de Inovação Tecnológica da Unifesp. Participa da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria. Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Interfaces Gráficas e Aplicações Digitais envolvendo metodologias estatísticas.

 

Prof. Dr. Matheus Réu Urban

Professor da UNIFESP-ICT-São José dos Campos desde 2017, concluiu o curso Doutorado em Engenharia Elétrica na área de Automação em 2015, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UNESP-Ilha Solteira, com bolsa de doutorado direto da FAPESP. Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS) da UNESP-Ilha Solteira, atuou como aluno de iniciação científica desde 2005, com bolsa IC-FAPESP entre 2007-2010. Possui o interesse na área de Engenharia Biomédica, Biomecânica e Reabilitação, tendo desenvolvido trabalhos principalmente na área de baropodometria.

Prof. Dr. Roberson Saraiva Polli

Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos no curso de Engenharia Biomédica desde maio de 2017. Graduação em Física Médica pela UNESP Botucatu (2006). Mestre em Neurociências (UNIFESP) em cooperação com o laboratório CIERMag (Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC - USP), atuando principalmente nos seguintes temas: Imagens de ressonância magnética, Relaxometria, Volumetria, Processamento de imagens biomédicas e Epilepsia. Doutorado realizado em Física Aplicada no IFSC, no Laboratório LEAR (Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução), atuando principalmente nas seguintes áreas: Espectroscopia de RMN, Instrumentação em RMN, Imagens de ressonância magnética, processamento de imagens e informação quântica em RQN. 

 

PESQUISADORES 

Msc. Bárbara Olivetti Artioli

 

 

Engenheira Biomédica pela PUC-SP e Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do ABC com bolsa da CAPES. No mestrado desenvolveu um projeto de produção de próteses de orelha de silicone usando novas tecnologias com escaneamento 3D e impressão 3D sob orientação da Profa Dra Maria Elizete Kunkel.

 

Msc. Eliane Alves de Oliveira Juvenal

 

 

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina do ABC (2010), pós-graduada em Fisioterapia Pediátrica pela Unifesp (2012). Atua como fisioterapeuta neurológica adulto e infantil no serviço de reabilitação do Hospital Mário Covas. Atualmente faz mestrado na UFABC no programa de pós-graduação em engenharia biomédica no desenvolvimento de órtese tornozelo-pé por manufatura aditiva sob orientação da Prof. Dra. Elizete Kunkel.

Msc. Filipe Loyola Lopes

Engenheiro Biomédico pela INATEL e Mestre em Engenharia Biomédica pela UFABC com bolsa CAPES. Desenvolveu pesquisa na área de Tecnologias Assistivas com projeto Cadeira de Rodas Infantil Automatizada (CRIA) sob orientação da Profa. Dra. Maria Elizete Kunkel. Atualmente é professor do INATEL, atuando nas disciplinas Introdução à Engenharia Biomédica, Tecnologias em Equipamentos Médicos e Engenharia de Reabilitação. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB).

 

Prof. Dr. Mario Alexandre Gazziro

 

 

 

Bacharel em Informática pela USP. Mestre em Ciência da Computação pela UFSCAR. Doutor em Física Computacional pela USP. Especialista em projetos de circuitos integrados digital. Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC. 

 

 

Msc. Patricia Bettiol Abe

 

Graduada em Terapia Ocupacional pela USP (1994), Especialista em Método Neuroevolutivo Bobath (1996), MSc em Educação pela nesp (2009). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente em terapia ocupacional, desempenho funcional, inclusão escolar, humanização hospitalar, neurologia. Atua como terapeuta ocupacional do Programa Mao3D.

MESTRANDOS

Allisson Régis dos Santos Maia

 

Mestrando do programa de inovação tecnológica da UNIFESP, engenheiro eletricista, servidor da carreira de C&T no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) atuando na área de integração de subsistemas eletrônicos a 14 anos. Experiência em integração de sistemas de foguetes suborbitais, cargas úteis espaciais e em manufatura aditiva.

Anderson da Silva Lima

 

Mestrando no programa de Inovação Tecnológica da UNIFESP, graduado em Logística com ênfase em Transporte pela FATEC- São José dos Campos (2010) , Servidor Público Federal do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial -IFI-CTA com experiência na área de Logística de suprimento, e controle de  material permanente do IFI.Desenvolve pesquisa de mestrado sobre um Sistema Logístico de apoio e distribuição da cadeira de rodas infantil automatizada de baixo custo (CRIA)

Flavia de Paula

 

Cursando Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bacharel em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Desenvolve um projeto de na área de manufatura aditiva.

Israel de Toledo Gonçalves

 

Graduado em podologia pela Universidade Anhembi Morumbi SP. Especialista em pés diabéticos pelo Hospital Brigadeiro. Ortesista pela ABOTEC (Associação Brasileira de Ortopedia Técnica). Especialista em palmilhas Flexor (Espanha). Palestrante internacional. Introdutor do PDT (Terapia Fotodinâmica) na podologia do Uruguay, México, Portugal e Itália. Criador da  Patente Técnica de Toledo® para palmilhas. Desenvolve projeto de pesquisa na área de órteses plantares feitas com auxílio de impressão 3D.

 

Leandro Jussek 

 

Mestrando em Engenharia Biomédica na Universidade Federal do ABC. Desenvolvendo um projeto de prótese mioelétrica com o processo de manufatura aditiva. Participa do grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP, colaborando com o Programa Mao3D.

Natália Aurora dos Santos

 

Engenheira Biomédica (Inatel). Mestranda no curso Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (Unifesp) com pesquisa na área com projeto Órtese de Quadril 3D – desenvolvimento de órtese para imobilização do quadril por manufatura aditiva para crianças com Displasia, sob orientação da Prof.a Dra. Elizete Kunkel. Participa do Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP e colabora com o Programa Mao3D.

Tainara dos Santos Bina 

 

 

Bacharel em Terapia Ocupacional na Universidade de Brasília. Desenvolve uma pesquisa de mestrado na área de manufatura aditiva. Participa do grupo biomecânica e forense da UNIFESP, colaborando com o Programa Mao3D

 

 

Tássia Joany de Paiva Xavier

 

 

Bacharel em Ciência e Tecnologia e graduada em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do grupo Biomecânica e Forense UNIFESP.  Atualmente é mestranda em Ciências pelo Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo.

 

 

ESTAGIÁRIOS

Gabriela Maria de Faria 

 

Graduanda em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de São Paulo, com formação em Ciência e Tecnologia pela mesma instituição. Estagiária na Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM), atuando no desenvolvimento de um modelo biomecânico de uma órtese para displasia de quadril infantil, através do método dos elementos finitos. Experiência profissional como projetista, realizando modelamento 3D de peças e conjuntos do setor aeronáutico.

Laura Passoni

 

Finalizou o técnico em mecatrônica em 2018. Atua no laboratório de biomecãnica na manutenção de impressoras 3D e auxilia nas impressões de projetos, nas modelagens, entre outros. 

ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Paloma Gonçalves

 

Graduanda do Bacharelado em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal de São Paulo, com trajetória em Engenharia Biomédica. Desenvolve um projeto de iniciação científica PIBICJr na área de ciência forense com o apoio do CNPq. Participa do Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP, colaborando com o Programa Mao3D.

Vitor Urel Carneiro 

 

 

 

Graduando do Bacharelado de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com formação específica em Engenharia Biomédica. Participa do grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP, e aluno de extensão do programa Mão3D.

 

 

ALUNOS DE EXTENSÃO

Bruna Angela D'Elia

 

 

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP com trajetória em Engenharia.  Colaborando com o Programa Mao3D.

 

 

Clinton Auto do Espirito Santo

 

 

 

Graduando do Bacharelado de Ciência e Tecnologia na Unifesp. Trabalhou na Embraer como projetista no desenvolvimento de produto e compõe o Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP colaborando com o Programa Mao3D.

Ismael Monteiro dos Santos

 

Graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência de Tecnologia na Universidade Federal de São Paulo, com trajetória em Engenharia Biomédica. Trabalhou na FMB Estruturas Metálicas Indústria e Comércio LTDA como assintente de engenharia do desenvolvimento de processos e produto. Desenvolve um projeto Extensão com bolsa PIBEX, produzindo material audiovisual para divulgação científica. Participa do Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP, colaborando com o Programa Mão3D.

 

Maria Eduarda Elvino Moreira 

 

 

Graduanda do Bacharelado em Ciência e tecnologia, com trajetória em Engenharia Biomédica na Universidade Federal de São Paulo. Participa do Grupo de Biomêcanica e Forense da UNIFESP, no programa de extensão Mao3D.

 

 

Mariana de Carvalho Mineiro

 

 

 

Cursando Bacharelado em Ciência e Tecnologia na Unifesp, com trajetória em Engenharia Biomédica. É Bolsista de Iniciação à Gestão BIG do Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP colaborando com o Programa Mao3D.

 

 

Tainá Moro Caldas 

Graduanda do Bacharelado em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal de São Paulo, com trajetória em Engenharia Biomédica. Desenvolve um projeto de iniciação científica voluntária na área de manufatura aditiva. Participa do Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP, colaborando com o Programa Mao3D.

Ex-participantes

Alecsandra A. Paula

Amanda Rodrigues

Ana Paula Dias Cano

Anna Beatriz Cavalcanti

Débora Augusto Gabriel

Felipe Granado

Bruna M. dos Santos

Eduardo Moraes

Franklin Vinícius Diniz Dias

Cláudio L Sampaio

Eliel Cunha Guimarães

Isabela Pinheiro Guimarães

Isabelle Ferreira Tomé

Julio Graves

Marcos Henrique Mesquita

Marylin Daísa Ribeiro

Renan Butkeraites

 

Thabata Alcântra F. Ganga

 

Giulia Bono

Laís Rangel Tsujimoto

Mariana C. Camargo 

Natan Andrade

Ronaldo Knorich

 

Viviane Mariano da Silva

John H. T. de Godoi

Letícia T. da Silva

Matheus Fonseca

Rebecca S. S. Brandão

Sabrina Maximiano

 

Grupo de Biomecânica e Forense
Instituto de Ciência e Tecnologia ICT
Universidade Federal de São Paulo UNIFESP


Rua Talim, 330 - CEP 12331-280
São José dos Campos, SP, Brasil
e-mail: biomecanica.unifesp@gmail.com

 

Contagem de acesso a partir de 14/06/2016

Copyright © 2015 Grupo de Pesquisa Biomecânica UNIFESP. Todos os direitos reservados.