II Escola de Inverno de Biomecânica da UNIFESP

20 a 21 de Outubro de 2018

Com apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), a II ESCOLA DE INVERNO DE BIOMECÂNICA DA UNIFESP 2018 visa promover a interação de estudantes, docentes, profissionais liberais e pesquisadores de biomecânica nas áreas de Engenharia Biomédica, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Ortopedia, Educação Física, Medicina e Reabilitação. O tema “Tecnologia assistiva: Próteses e órteses produzidas por impressão 3D” será apresentado na forma de palestras, mesa redonda, workshops e pôsteres por profissionais de destaque no desenvolvimento de soluções inovadoras no cenário nacional. As atividades propostas possibilitarão aos participantes a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos
que geralmente não são encontrados nas universidades, mas que são necessários para o desenvolvimento de inovações tecnológicas para a sociedade. O evento será aberto para estudantes e profissionais de qualquer instituição sendo também transmitido pela web.

Organização 

Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP

Apoio

SBB, Engenharia Biomédica, Boa Impressão 3D e Podologia Atual

Inscrições de 10 a 18 de Outubro de 2018

Contato

Local: 

Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (Campus Talim) 

Rua Talim, 330 - Vila Nair, CEP 12231-280, São José dos Campos - SP. 

W1 - Escaneamento 3D e fotogrametria de estruturas anatômicas 

Eng. Biomédica Natália Aurora dos Santos, UNIFESP 

 

W2 - Introdução a impressão 3D de próteses e órteses 

Bel ​Ana Paulo Cano, UNIFESP

Próteses e órteses de membro superior produzidas por impressão 3D 

Prof. Dra. Maria Elizete Kunkel, UNIFESP 

MSc. Terapeuta Ocupacional Patrícia Abe, UNIVAP

 

Próteses e órteses de membro inferior produzidas por impressão 3D 

Eng.a Biomédica Thabata Ganga, 3DMed

 

Tecnologia para avaliação de reabilitação com uso de órteses

Prof. DR. Mario Oliveira Lima, UNIVAP

8h30

21 de Outubro de 2018

Horário 

20 de Outubro de 2018

Horário 

8h30

Abertura e Coffee break

Abertura e Coffee break

Programação: 

11h

10h

Intervalo para o almoço

Exposição de pôsteres e demos

12h

13h

14h

15h

16h

17h

Protetização aós hemicorporectomia

Eng. Milton Oshiro, Lucy Montoro

 

Próteses de alta tecnologia

Anderson Nolé, Bionicenter

14h40

Coffee break

Palmilha plantar produzida por impressão 3D

Podólogo Israel Toledo, UNIFESP

 

Órteses e próteses por manufatura aditiva na prática clínica

Dr. Ney Peres, HEFESTO

Introdução à automação de prótese com Arduino

Prof. DR. Mateus REu Urban, UNIFESP

Prof. DR. Roberson Poli, UNIFESP

W3 - Montagem de próteses de mão produzidas por impressão 3D

Prof. Dra. Maria Elizete Kunkel, UNIFESP 

Coffee break

Intervalo para o almoço

Exposição de pôsteres e demos

W4 - Revestimento de próteses produzidas por impressão 3D

Podólogo Israel Toledo, UNIFESP

 

W5 - Introdução a automação de próteses com arduino

Prof. DR. Mateus REu Urban, UNIFESP

Prof. DR. Roberson Poli, UNIFESP

14h40

12h

10h30

15h

16h30

15h

9h

9h

MSc. Terapeuta Ocupacional Patrícia Abe, Universidade do Vale do Paraíba UNIVAP 

 Prof. Dra. Maria Elizete Kunkel, Universidade Federal de São Paulo UNIFESP 

Professora do curso de Engenharia Biomédica do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora CNPq DT2. Docente do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UNIFESP e do Mestrado em Eng Biomédica da Universidade Federal do ABC. Física (UFC), especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), MSc em Bioengenharia (USP) e PhD em Biomecânica pela Medizinischen Fakultät da Universität Ulm na Alemanha. Coordena o Grupo de pesquisa do CNPq Biomecânica e Forense da Unifesp desenvolvendo projetos na área de Tecnologia Assistiva, manufatura aditiva e forense. Coordena o Programa Social Mao3D de Protetização e Reabilitação de Amputados da Unifesp. Integra o Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Biomecânica. 

Palestrantes:

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp, Marília (2009), Especialista em Método Neuroevolutivo Bobath (1996). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, desempenho funcional, inclusão escolar, humanização hospitalar, neurologia. É a terapeuta ocupacional do Programa Mao3D da Unifesp. 

Eng.a Biomédica Thabata Ganga, 3DMed

Engenheira Biomédica formada pela Unifesp, trabalha com manufatura aditiva desde 2015, no inicio do projeto Mao 3D. Co-autora de três patentes de dispositivos cirúrgicos produzidos por impressão 3D. Atualmente é Gerente de Saúde 4.0 na empresa 3D Criar - maior empresa de fabricação digital no Brasil. Especialista em Biomateriais para impressão 3D, é responsável pela implementação de laboratórios de manufatura aditiva nas indústrias, hospitais e universidades da área médica que buscam a 3D Criar.

Prof. Dr. Mario de Oliveira Lima, Universidade do Vale do Paraíba UNIVAP

Possui MBA Executive International The University of Tampa- USA e MBA em Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (2013). Doutor em Engenharia Biomédica- Univap (Conceito 4 Capes) com período sanduíche na University of Barcelona- Hospital Clinic and Institute Guttamnn- Spain(2008). Mestre em Ciências Biológicas- Univap (2003). Especialista em Fisioterapia Neurológica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto- FAMERP (2001). Docente pesquisador em regime de tempo integral na Universidade do Vale do Paraíba (2002). Atualmente coordena o curso de graduação em Fisioterapia (2012). Responsável pelo Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora (LERSM), onde realiza pesquisas nos seguintes temas: Câncer de mama, desenvolvimento de equipamentos para Reabilitação Sensório Motora, Dor, espasticidade, instrumentação Biomédica, laser, plasticidade cerebral e músculo esquelética, ressonância magnética funcional- fMRI, Robótica e Terapia Virtual. Implementou o projeto de extensão Universitária esporte lazer adaptativo.

Eng. Milton Oshiro, Lucy Montoro

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI (1982). Atualmente é coordenador Laboratório de Bioengenharia, Oficina de Órtese e Prótese, Centro de Tecnologia em Cadeira de Rodas e Unidade Móvel de Reabilitação do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Reabilitação nos seguintes temas: Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção, Adequação Postural, Estimulação Elétrica Neuro-Muscular e Instrumentação Biomédica.

Anderson Nolé, Biocenter

 Podgo. Israel de Tolledo, Federación de Podólogos de Americana Latina FEPOAL 

Graduado em podologia pela Universidade Anhembi Morumbi, técnico em podologia e Ortesista especialista em órteses plantares. Proprietário da clínica Toledo, empresa voltada ao desenvolvimento e fabricação de órteses plantares e próteses para amputações parciais dos pés. Vice-Presidente da FEPOAL - Federação de Podólogos da América Latina. Pesquisa sobre novas tecnologias em órteses plantares utilizando engenharia de materiais, técnicas de produção de órteses utilizando a impressão 3D (manufatura assistiva) e reabilitação em amputações parciais de pés diabéticos. Voluntário pesquisador na Equipe de Biomecânica e Forense da Unifesp 

Ney Peres, HEFESTO

Possui graduação em Cirugia de Quadril pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia(2007). Atualmente é Medico Ortopedista do Corpo Clinico do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia.

Prof. Dr. Mateus Réu Urban, Universidade Federal de São Paulo UNIFESP

Professor da UNIFESP-ICT-São José dos Campos desde 2017, concluiu o curso Doutorado em Engenharia Elétrica na área de Automação em 2015, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UNESP-Ilha Solteira, com bolsa de doutorado direto da FAPESP. Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS) da UNESP-Ilha Solteira, atuou como aluno de iniciação científica desde 2005, com bolsa IC-FAPESP entre 2007-2010. Possui o interesse na área de Engenharia Biomédica, Biomecânica e Reabilitação, tendo desenvolvido trabalhos principalmente na área de baropodometria.

Prof. Dr. Roberson Saraiva Polli, Universidade Federal de São Paulo UNIFESP

Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos no curso de Engenharia Biomédica desde maio de 2017. Graduação em Física Médica pela UNESP Botucatu (2006). Mestre em Neurociências (UNIFESP) em cooperação com o laboratório CIERMag (Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC - USP), atuando principalmente nos seguintes temas: Imagens de ressonância magnética, Relaxometria, Volumetria, Processamento de imagens biomédicas e Epilepsia. Doutorado realizado em Física Aplicada no IFSC, no Laboratório LEAR (Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução), atuando principalmente nas seguintes áreas: Espectroscopia de RMN, Instrumentação em RMN, Imagens de ressonância magnética, processamento de imagens e informação quântica em RQN. 

 Eng.a Biomédica Natália A Santos, Universidade Federal de São Paulo UNIFESP 

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (Unifesp). Pós-graduanda no curso de Especialização em Eng. Biomédica e Eng. Clínica (Inatel). Bacharela em Eng. Biomédica (Inatel). Desenvolve pesquisa na área de órtese para imobilização do quadril infantil por manufatura aditiva, sob orientação da Prof.a Dra. Maria Elizete Kunkel. Participa do grupo de pesquisa do CNPq Biomecânica e Forense da Unifesp, desenvolvendo projetos na área de Tecnologia Assistiva, manufatura aditiva e forense. Colabora com o Programa Social Mao3D de protetização e reabilitação de amputados  (Unifesp). 

 Bel.a Ana Paula Cano, Universidade Federal de São Paulo UNIFESP 

Bacharel em Ciência e Tecnologia pela UNIFESP e aluna do curso de Engenharia Biomédica da UNIFESP. Foi bolsista pelo programa Jovens Talentos da Ciência, e do programa PIBIT do CNPq no Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP, onde desenvolveu o trabalho MECHANICAL HAND TESTBED TO ASSESS 3D PRINTED FINGER JOINTS publicado nos Anais do XVI Congresso Brasileiro de Biomecânica. Pelo mesmo grupo, participa ativamente do projeto Mao3D que tem como objetivo principal protetizar e reabilitar crianças do Vale do Paraíba.

Grupo de Biomecânica e Forense
Instituto de Ciência e Tecnologia ICT
Universidade Federal de São Paulo UNIFESP


Rua Talim, 330 - CEP 12331-280
São José dos Campos, SP, Brasil
e-mail: biomecanica.unifesp@gmail.com

 

Contagem de acesso a partir de 14/06/2016

Copyright © 2015 Grupo de Pesquisa Biomecânica UNIFESP. Todos os direitos reservados.