Mao3D Programa de Pesquisa e Extensão

Blog Mao3D: mao3d.wordpress.com

E-mail Mao3D: mao3d.unifesp@gmail.com 

       Na região do Vale do Paraíba, cerca de 47 mil pessoas são deficientes motores com ausência ou malformação de braços, mãos ou dedos. Com a perda da capacidade manipulatória, o indivíduo pode ter uma vida menos funcional, mais dependente e passa a ser excluído da sociedade.

As próteses de membro superior disponíveis no mercado ou pelo SUS não conseguem repor a função do membro perdido, pois apresentam uma taxa de rejeição de mais de 90% dos casos. Além disso, elas são inadequadas para o uso infantil por serem pesadas, de alto custo e não acompanhar o crescimento de uma criança. Neste contexto, o Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que faz parte da Rede Nacional de Núcleos de Pesquisa em Tecnologia Assistiva, em parceria com o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, ambos na cidade de São José dos Campos, concebeu o Programa de Extensão Mão3D.

 

       O Programa Mão3D é baseado em uma inovação em Tecnologia Assistiva, próteses de mão produzidas por impressão 3D. Este tipo de prótese foi criado por um carpinteiro africano que perdeu parte da mão em um acidente de trabalho, e inconformado com sua situação criou um modelo alternativo, mais funcional e de baixo custo. Assim nasceu a e-Nable, uma comunidade mundial que disponibiliza modelos de próteses de mão para impressão 3D. O objetivo principal do Programa de extensão Mão3D é protetizar e reabilitar 100 amputados de membro superior, da região do Vale do Paraíba, com próteses produzidas por impressão 3D.

 

       O Programa inclui diversas ações como, um site oficial, canal de vídeos, programa de reabilitação dentro de um centro de ponta, palestras sobre prevenção de amputação em ambientes de trabalho, e capacitação profissional tanto para a produção de próteses por impressão 3D, e como para reabilitação de pacientes usando este tipo de prótese. O presente Programa está de acordo com a missão da UNIFESP de promover o avanço do conhecimento através de ações de ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, as atividades de extensão propostas estão vinculadas com o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Biomédica e o Plano de Desenvolvimento da Instituição que tem como fundamentos básicos a interdisciplinaridade, a excelência e a inclusão social.

OBRIGADO!   

Muito obrigado à todos que ajudaram na campanha do projeto Mao3D! Agradecemos aos que colaboraram financeiramente, com material ou divulgação! Não conseguiríamos sem a sua ajuda! 
 

Ao todo, foi arrecadado R$ 11.220,00, retirando a taxa de 17,5% do Kickante, o Mao3D recebeu R$ 9.256,50!

 

Não alcançamos a meta financeira, mas com o valor poderemos entregar 21 próteses para crianças! 

As recompensas já estão sendo preparadas e em breve disponibilizaremos o planejamento dos gastos!

JUNTOS PODEMOS SER A MUDANÇA NA VIDA DE UMA CRIANÇA!

 

 

 

Campanha

Mao3D

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
VOCÊ PODE SER A MUDANÇA

NA VIDA DE

UMA  CRIANÇA  HOJE!

COLABORE!
O PROGRAMA MÃO 3D PRECISA DA SUA AJUDA!

Grupo de Biomecânica e Forense
Instituto de Ciência e Tecnologia ICT
Universidade Federal de São Paulo UNIFESP


Rua Talim, 330 - CEP 12331-280
São José dos Campos, SP, Brasil
e-mail: biomecanica.unifesp@gmail.com

 

Contagem de acesso a partir de 14/06/2016

Copyright © 2015 Grupo de Pesquisa Biomecânica UNIFESP. Todos os direitos reservados.